A primeira exposição coletiva que habitará a Casa do artista Gerson Pinheiro, intitulada “Sob o teto do Tempo”, acontece de julho a agosto de 2024, trará artistas contemporâneos para dialogar com a pintura do professor e arquiteto Gerson Pinheiro.
O projeto da Casa do artista Gerson Pinheiro foi concebido pelo engenheiro e músico, Luiz Otávio Pinheiro, e sua esposa, arquiteta e artista visual, Dorys Daher, com o intuito de reapresentar neste século as pinturas e os desenhos do artista Gerson Pinheiro. A Casa possui um grande acervo de seus trabalhos. A expografia feita por Dorys, evidencia uma ordem que captura o homem do século vinte, o qual tinha amor pela arte, pintava autorretratos e entendia que o mundo deveria ter uma ordenação moral em consonância com uma forma geométrica.
A curadoria tem a preocupação de manter a ordem idealizada para mostrar ao público como o artista Gerson Pinheiro viveu, trabalhou e pensou a sua poética, sem, contudo, deslocá-lo de seu tempo. O legado deixado pode sim fazer frente à contemporaneidade, conquanto que o protagonismo das ideias do professor-pintor acentue tanto o momento histórico vivido quanto a qualidade ímpar de sua força pictórica.
Dadas essas considerações, a exposição “Sob o teto do tempo” pretende ofertar ao espectador uma conversa entre artistas; de um lado o trabalho de Gerson Pinheiro e de outro artistas convidados trazendo a visualidade da arte contemporânea. Este primeiro diálogo mobilizará as características da história da arte e a segunda exposição os vários aspectos explorados no trabalho de Gerson que serão o leimotiv para a escolha dos trabalhos no modo de ser contemporâneo.
Aline Reis
Curadora
ABERTURA: 03 DE JULHO DE 2024 – QUARTA DAS 16 ÀS 20H
Número de convidados limitado.
RSPV – Confirme sua presença pelo whatsapp 21 99152 258 ou pelo formulário abaixo: